A Federação das Apaes de Pernambuco – Feapaes / PE realizou nos dias 03 e 04 de Setembro em Caruaru, o II Encontro Pedagógico das Apaes de Pernambuco com representantes do movimento de todo o Estado. Entre os diversos temas que foram discutidos estavam a política de proteção à criança e o autismo como proposta de educação inclusiva. Além das Apaes estavam presentes membros da Diretoria da Feapaes / PE e a Presidente da Federação Nacional das Apaes, Aracy Lêdo, falou da importância do encontro para o movimento, Quando todo um conselho se reúne pra repensar, reavaliar, com certeza sai fortalecido, é isso que a gente faz, todos os conselhos do Brasil, encontros, seminários, todos se atualizando com um único objetivo, o aluno. A impressão que eu levo é que é um conselho que está cumprindo seu papel.
A programação contou com palestras, mesas redondas, dinâmicas e exposições dialogadas. A Presidente da Federação das Apaes de Pernambuco, Graça Mendes destacou o que significa esses encontros para as pessoas que estão a frente do Movimento Apaeano em Pernambuco, Esses momentos são essenciais, porque a receita tem sempre que está sendo renovada, temos que acompanhar o desenvolvimento da criança com deficiência, acompanhar suas famílias e também a legislação, esperando sempre o bom e os grandes resultados, enfatizou.
Estavam presentes no encontro representantes das Apaes de Agrestina, Águas Belas, Barra de Guabiraba, Bezerros, Buíque, Camaragibe, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Cupira, Garanhuns, Mirandiba, Passira, Petrolina, Salgueiro, Sairé e Serra Talhada,