A Federação das Apaes de Pernambuco sedia, até a próxima quarta-feira (06), o I Encontro Pedagógico, cujo tema principal é A Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar - O Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência intelectual. O evento, realizado no município de Bezerros - no Agreste pernambucano, reúne desde a manhã dessa segunda-feira (04) representantes das Apaes do Estado.
Entre os assuntos abordados estão: O Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos; Gestão dos processos de aprendizagem; Avaliação dos processos de aprendizagem e da inclusão do aluno na escola, entre outros. Estes subtemas refletem as necessidades de estudos das Apaes do Estado. O objetivo é trabalhar em unicidade, já que quando escolhemos ser apaeanos, sabemos que temos um estatuto a seguir, enfatiza a Presidente da Federação das Apaes de Pernambuco, Graça Mendes.
A palestra de abertura foi ministrada pela Mestre em Educação, Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira. Precisamos de capacitação, não para que falemos igual, mas para que tenhamos a mesma linguagem, proposta pela Federação Nacional. Nenhum profissional da nossa rede deve trabalhar isoladamente, destacou a palestrante. O plano de ensino, envolvendo a política nacional de educação especial, além dos demais parâmetros da legislação referente à temática estará sendo discutida até o final do encontro.
Currículo - Fabiana é também professora da Faculdade de Tecnologia em Processos Gerenciais do SENAI (FATEC SENAI) e professora colaboradora da Coordenadoria de Educação Aberta e à Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ainda, coordenadora nacional de educação e membro da Câmara Técnica de Educação da Federação Nacional das Apaes-Fenapaes e da Federação das Apaes de MS.
O evento está sendo realizado no Hotel Brisa da Serra, localizado na Avenida Major Aprígio da Fonseca, nº 585, bairro Lagoa Azul, Bezerros – PE (às margens da BR-232). Tel. 81 3728.1232.
Programação:
Terça-feira (05)
MANHÃ
8h - A avaliação na sala de aula (2 horas/aula)
9h50 - Coffee Break
10h10 - A avaliação na família (2 horas/aula)
TARDE
13h30 - O acompanhamento (2 horas/aula)
15h00 - Intervalo
15h20 - O acompanhamento na sala de recurso multifuncional (2 horas/aula)
19h - Jantar de Confraternização
Quarta-feira (06)
MANHÃ
8h - O acompanhamento na sala de aula (2 horas/aula)