A edição nacional da 23ª Olimpíadas Especiais das Apaes começa na próxima segunda-feira, dia 05 e segue até o dia 10 de dezembro, em Aracaju, no estado do Sergipe. As Olimpíadas Especiais das Apaes são realizadas pela Fenapaes desde 1973, atualmente a cada três anos. A competição deste ano contará com a participação de mais de 1.500 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes de 23 estados e do Distrito Federal.
No total, serão 11 modalidades, sendo cinco coletivas (basquete, handebol, capoeira, futsal e futebol society) e seis individuais (atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa e bocha). Antes de chegar à edição nacional, os atletas passaram pelas seletivas estaduais ao longo do ano em seus estados. A delegação de Pernambuco chega as olimpíadas composta por 57 pessoas, dessas 38 são atletas das cidades de: Agrestina, Barra de Guabiraba, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Mirandiba, Petrolina, Sairé, Salgueiro, Serra Talhada e Toritama. Os atletas se classificaram na etapa estadual das Olimpíadas que aconteceu entre os dias 02 e 05 de agosto deste ano em Petrolina e irão competir na etapa nacional nas modalidades de futsal, bocha, natação, salto em distância, arremesso de peso, de disco, de dardo, velocidade e demais provas de atletismo.
A abertura acontece no Centro de Convenções de Sergipe e as atividades esportivas serão realizadas no Ginásio Constâncio Vieira, na Universidade Tiradentes (Unit) e na Universidade Federal de Sergipe (UFS), com handebol.