As diversas sedes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) instaladas em Pernambuco irão vivenciar, entre os dias 21 e 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Este ano, o tema a ser refletido nacionalmente será Desafiando os limites, diminuindo as diferenças.
De acordo com a presidente da Federação das Apaes de Pernambuco, Graça Mendes, a Federação Nacional das Apaes orienta as filiadas a utilizarem o espaço da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para realizar ações para a promoção das questões apaeanas, que vão desde a luta pela defesa de direitos das pessoas com deficiência até a conquista de novos espaços de inclusão.
TEMA - Para reflexão, debate e orientação dos trabalhos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla do ano de 2013, a Federação Nacional das Apaes propôs, como tema central, o enfrentamento às diferenças que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias vivenciam diariamente para inclusão social. A temática remete ao espírito de luta e garra das pessoas com deficiência e também dos apaeanos que têm, nestes supostos limites, a motivação para superação deles, o que, consequentemente, vem diminuindo as diferenças sociais e o preconceito nestes 59 anos de existência da Apae. O tema sugere a continuidade e ampliação desta característica positiva dos atendidos, colaboradores e dirigentes.