Foi inaugurada no último dia 27 de Agosto, mais uma Associação de pais e amigos dos excepcionais – Apae, em Pernambuco, desta vez na cidade de Camaragibe. Dando início ao evento apresentações de caboclinhos com o grupo de crianças e adolescentes da comunidade, em seguida aconteceu as apresentações do grupo de dança da Apae Agrestina. Estavam presentes autoridades locais, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social de Pernambuco, representantes da comunidade de São Pedro e São Paulo, membros da diretoria da Apae Camaragibe e da Federação das Apaes de Pernambuco – Feapaes / PE.
A Apae Camaragibe foi fundada no dia 22 de Fevereiro deste ano, mas agora passa a funcionar atendendo crianças de 0 a 03 anos de idade com Síndrome de Down, paralisia cerebral, hidrocefalia, deformidades congênitas e outras deficiências, além de atendimentos a bebês prematuros, considerados bebês de risco. Apesar de ser nova, recém-criada, essa Apae se tornará grande, pois faz parte de um movimento imenso. Buscaremos parcerias público e privada para ajudar quem mais necessita. Estamos felizes , honrados e prontos para começar nossas atividades, disse o Presidente da Apae Camaragibe, Izáias Bernardes.
A estrutura física da entidade conta com recepção, espaço para reuniões, sala para terapia ocupacional, consultório, fraldário, sala de aula, sala de fisioterapia e copa. A equipe é formada por profissionais nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social que acolherão as crianças com deficiência e também a família que terá o apoio do Psicólogo e Assistente social no intuito de fortalecer os vínculos com a instituição no processo de habilitação e reabilitação. Janaina Barbosa é mãe de Jaqueline Vitória de apenas 01 ano de idade, a criança é a primeira paciente da Apae Camaragibe, ela falou qual o diferencial que encontrou na instituição, Sempre procurei várias entidades e nunca consegui tratamento para minha filha. Quando procurei a Apae, fui muito bem recebida, cheguei a ficar emocionada, não precisei dizer nada aos profissionais, eles diagnosticaram na hora o problema dela, sei que minha filha vai ter o tratamento certo, vai falar, vai andar, estou muito grata e emocionada, disse a mãe.
A cidade de Camaragibe fica situada na região Metropolitana do Recife, tem hoje mais de 150 mil habitantes e sentia necessidade de uma entidade como a Apae, o secretário de Ação social da Cidade Eduardo Napoleão falou da felicidade em receber a instituição, É com toda felicidade que recebemos a Apae em nossa cidade, entidade de renome, conceituada, podemos dizer que somos a terra do sim, dizemos sim para tudo e todos, estamos aqui e somos escudeiros da Apae, que Deus abençoe, disse o secretário.
A Apae está presente no Brasil há 60 anos e atende em todo o país mais de 250 mil pessoas com deficiências, constituindo-se o maior movimento social do Brasil e do Mundo, em Pernambuco são 20 entidades que atendem mais de 2 mil e 500 pessoas. Graça Mendes, presidente da Feapaes / PE fala da inauguração da vigésima entidade no Estado, A Apae não nasce para morrer ou passar 06 meses e fechar, os presidentes passam, mas outros precisam nascer, precisamos do engajamento da sociedade. A apae é um patrimônio da sociedade e vem atender aos que daqui precisarem, essa é uma rede que tem responsabilidade, tem respeito. Estou muito feliz com mais uma entidade para defender os direitos dos deficientes e orientar seus pais, enfatizou a Presidente.
A Apae Camaragibe fica localizada na Rua Rio Branco do Sul, 173 – Bairro São Pedro, no mesmo prédio do Conselho de moradores dos loteamentos São Pedro e São Paulo.