A décima edição do Festival Nacional Nossa Arte das Apaes teve sua abertura na noite desta quarta-feira (30), no Centro de Convenções, em Recife. Ao todo 21 delegações estão participando do Festival nas modalidades de Artes Cênicas, Dança Folclórica, Música, Dança, além de exposição de artes visuais, literárias, artesanato e cartazes.
A solenidade começou com a formação da mesa composta por autoridades do estado, presidente da Federação Nacional das Apaes, Aracy Lêdo, a presidente da Federação das Apaes de Pernambuco, Amélia Borges, além do embaixador das Apaes no Brasil, o cantor Daniel. Após a formação da mesa aconteceu o desfile das delegações, onde um representante de cada delegação desfilava com um traje típico de sua região. O hino nacional foi executado seguido da palavra da presidente anfitriã, É uma honra para nós Pernambucanos sediar esse evento, agradeço à Deus por esse momento, agradeço também aos profissionais envolvidos, todo amor, dedicação, cada artistas que está abrilhantando, estamos recebendo vocês de braços abertos, disse a presidente da Feapaes/PE, Amélia Borges.
O Autodefensor Nacional, José Lucas, também deu as boas vindas aos presentes, que lotavam o centro de convenções Desejo que sejam todos muito bem vindos ao festival, deficiente sim, incapaz não. Neste festival a arte será representada com talento, porque somos capazes. Nós somos a arte do movimento Apaeano.
A presidente da Federação Nacional, Aracy Lêdo e o vice-presidente da Fenapaes, José Turozi receberam uma peça exclusiva criada para o festival pelo artista Bezerrense, Jota Borges, um dos xilogravuristas mais reconhecidos no mundo, o cantor Daniel também recebeu das mãos de Amélia Borges uma peça de Jota Borges.
O cantor Daniel usou o microfone para agradecer à todos, Agradeço por fazer parte desse movimento há tantos, acredito que a essência familiar ajudou muito, pois tenho o exemplo dentro da minha casa, tenho meu irmão e tive a honra de conhecer o trabalho das Apaes, por conta da paralisia cerebral dele. Ser embaixador é um grande presente pra mim. Vocês provam que são mais eficientes que nós que não temos deficiência física, falou emocionado Daniel. A Presidente da Fenapaes, Aracy falou em seguida, Obrigada a receptividade do estado de Pernambuco por esse evento lindo, gostaria de fazer também um minuto de silêncio por um dos nosso diretores que estava no avião que levava a delegação do Chapecó e também por todas as pessoas naquele vôo, o auditório ficou todo em silêncio, um momento de muita emoção. Encerrando o momento da solenidade de abertura, o cantor Daniel cantou algumas músicas, fazendo o público delirar e cantar junto com o embaixador.
Para coroar a noite da abertura do festival se apresentaram as Apaes de Garanhuns, Serra Talhada e o grupo Papanguarte de Bezerros, com músicas que representam a cultura nordestina e pernambucana.
Participam do Festival as Apaes do Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocatins.